Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Obras das UBS’s estão paradas

Obras das UBS’s estão paradas

por scg publicado 06/05/2015 17h27, última modificação 06/05/2015 17h27
Obras das UBS’s estão paradas

UBS do Boa Bairro Esperança

Os moradores de São Gabriel da Cachoeira vivem a expectativa de que as obras de construção dos prédios localizado nos bairros Boa Esperança, Fortaleza, Miguel Quirino e Thiago Montalvo, onde vai abrigar a Unidade Básica de Saúde (UBS) tenha continuidade e seja concluída. É que os serviços nas obras iniciadas no ano passado estão parados e gerando a preocupação da população. No bairro Boa Esperança foi construída apenas as paredes, em outros tem apenas o alicerce, no bairro Fortaleza tem apenas o terreno, constatou-se em algumas construções uma quantidade de entulhos em seu entorno, como restos de materiais de construção espalhados pelo chão.

O Presidente da Câmara Municipal de São Gabriel o vereador Edinho Gonçalves (PSL) destaca que a construção dessas obras da Unidade Básica de Saúde, de responsabilidade da prefeitura de São Gabriel da Cachoeira em parceria com o governo federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), orçada em R$ 2.093.123,38, sendo três de porte II, nos bairros Fortaleza, Boa Esperança e Thiago Montalvo e uma de porte III, no bairro Miguel Quirino, iniciada em 24/05 de 2014, sendo a ultima citada tinha o prazo de seis meses para ser concluída. O vereador ainda esclarece que os principais serviços oferecidos pelas UBS’s, conforme determina o Ministério da Saúde, seriam consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, entre outros. Porém, segundo ele, não sabe quando os moradores de São Gabriel poderão se beneficiar desses serviços. “Se o posto estivesse funcionando seria muito bom, pois teríamos atendimento perto de nossas casas”, disse o Presidente as Casa de Leis, Edinho Gonçalves.

O vereador Fracimar Lizardo – Sucy (PSL) comenta que sempre estamos pressionando o Poder Executivo seja via requerimentos aprovados em sessões nos dias de quinta-feira, para saber como está e quando vai terminar essa obra. Mas, sempre a prefeitura não repassa as informações solicitadas. Mais tenho esperança de ver essas UBS’s inauguradas e funcionando plenamente. Umas de nossas reivindicações são a falta das placas onde deveria constar o Valor Total da Obra, o prazo Inicial e final da construção o nome do Engenheiro responsável e a empresa que está construindo a Obra, e a dimensão de cada UBS’s entre outros dados técnicos que deve constar nas placas e dando publicidade à coisa pública, apenas a UBS do bairro Miguel Quirino tem uma placa, mais faltam informações técnicas finalizou o Parlamentar.

Para o vereador Eduardo Gomes – Dudu (PP) essas UBS’s deveriam ser referência para São Gabriel da Cachoeira, destinando atendimento médico a população, e estão paradas. Com as obras abandonadas esses locais torna-se lugar para usuários de drogas, de bebidas e até mesmo de prostituição, essas Unidades Básica de Saúde, localizadas nos referidos bairros, padece de atenção e os moradores sofrem com a não conclusão da construção.

Segundo o Ministério da Saúde as UBS deverão ter consultórios, além de banheiros, sala de vacina, sala de convivência, sala de curativo, área administrativa, farmácia e posto de enfermagem, estacionamento de ambulância.